A fotografia como recurso didático para o ensino de história.

  Gidean Moura.
    Qual a importância da imagem fotográfica para o ensino de História?   
     

     Sem os registros de imagens, a nossa visão dos fatos históricos seriam incompletos, pois, elas são documentos que comprovam na maioria das vezes a exatidão dos fatos ocorrido, no tempo, lugar e espaço. Segundo Santos, Miranda e Gonzaga (2018) "o uso da fotografia pode possibilitar um elo entre a questão memorialistíca, o contexto histórico e as relações sociais, políticas e culturais que fizeram parte de determinada epóca, proporcionando uma percepçao crítica e apurada das permanências e transformações ocorridas ao longo do tempo". 
                                           14 bis(19o6)
     Na imagem do primeiro avião a ser criado, podemos observar a grande evolução tecnológica que tivemos nesse poucos mais de cem anos, a fotografia nos possibilita enxegar com clareza a magnífica criação de um homem brasileiro nascido em Minas Gerais que tem por nome  Alberto Santos Dumont. O 14bis também conhecido "Oiseau de Proie" françes para "ave de rapina" e que realizou um vôo de 220 metros em Paris na frança( wikipédia). o 14bis tem a capacidade para um tripulante.
       Mas não são todas as vezes que as fotográfias registram a realidade de um contexto social, pois, por detrás da imagem, seja, ela desenhada ou registradas por câmeras fotográficas digitais, existe intereses ideólogicos politícos, que distorcem a realidade dos fatos é nesse momento que a presença do professor para esclarecer os eventos se torna importantíssimo, fazendo assim com que o aluno crie um senso crítico em diversas situações. 
        

referênccia. 
SANTOS, KM; MIRANDA, J.C; GONZAGA,GR. A fotografia como recurso didático. Revista Educação pública. Rio de Janeiro, v.18 n, 1, p.16, 2018. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/14-bis
      
   
   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma cidade no sul do Piauí que remota ao Brasil colonial

Uma máquina de costura que marcou gerações.

"Um quê de ciências e educação", um evento realizado pela turma de Educação ambiental da UFPI em Floriano.